20 de setembro de 2011

Um pouco da história da Publicidade no Brasil

Todo publicitário deve ao menos saber um pouco da história da publicidade no Brasil. Por isso convido vocês a ler um pouco sobre alguns fatos da história da publicidade brasileira.
A história da Publicidade no Brasil começou com a vinda da família Real, lá pro ano de 1808.
O primeiro jornal foi o Gazeta do Rio de Janeiro, em 1821. Primeiros anúncios surgiram ainda no séc. XIX com o aumento do crescimento urbano. Os anúncios de remédios tiveram grande importância no séc. XX.
A partir de 1914, as empresas de anúncios se tornam agências de publicidade, umas das agências que mais se destacaram foi A Eclética.
A fotografia chegou nos anúncios na década de 60, antes as revistas e anúncios eram ilustrados.
Nos anos 40, as propagandas, tele-novelas, os jingles transmitidos pelo rádio eram ao vivo. Imagine só você cantar o mesmo jingle várias vezes ao dia.
Na década de 50 a indústria automotiva já começa a dominar a mídia, e a industria de cigarros já tinha anúncios nos PDVs. No final da década, acontece o 1 Congresso de Propaganda.
Nos anos 60, a TV se torna o principal veículo de massa, destacando a Tv Tupi. Os anúncios institucionais começaram a ser melhor trabalhados, e aconteceu uma explosão da Comunicação, com a formação do primeiro curso de comunicação, o conceito de duplas de criação é trazido dos EUA, as agências menores entram em processo de junção, e novas técnicas de publicidade surgem.
É na década de 70 que a TV ganha cores e acontece a proliferação dos Outdoors. O Brasil vai à Cannes e começa a ser conhecido como criador. As agências estrangeiras vão chegando ao nosso país.
Foi na década de 80 que propagandas como o Primeiro Sutiã da Valisère foram produzidos, à uma maior eficiência das mensagens.
A extinção das propagandas de cigarros acontecem nos anos 90, mesma década em que foi criado o  CONAR. As propagandas brasileiras recebem vários prêmios importantes, e se torna tendência as propagandas de situações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...